Índice Formação Empreendedora - 2

Confira o seu resultado no Índice Formação Empreendedora 2017

No último post aqui no blog, nós te convidamos para responder a pesquisa do Índice Formação Empreendedora 2017 e te explicamos porque essa pesquisa é tão importante para nós, enquanto federação de empresas juniores, que colabora com a formação de centenas de empreendedores todos os anos.

Não respondeu a pesquisa ainda? Então, dê uma pausa na leitura desse texto e responda a pesquisa que está nesse link: http://bit.ly/ÍndiceFE

Já respondeu a pesquisa? Então, continue lendo esse texto e descubra qual é o seu perfil empreendedor e quais são os seus possíveis pontos de melhoria.

A seguir, confira o seu resultado no IFE 2017. Basta olhar cada macro-categoria, conferir no seu email a pontuação que você conquistou e ler a descrição aqui que corresponde a sua pontuação. Vamos já?

1) Pensamento Inovador

Dentro do perfil empreendedor, pensar de maneira inovadora é uma das competências mais essenciais. A resolução constante de problemas e luta por melhores resultados no meio empresarial faz necessário que, para se destacar, a gente inove no caminho que percorremos, sendo capazes de ver em cada situação diferentes maneiras de agir, fugindo muitas vezes do óbvio, do convencional ou do que já vinha sendo testado.

3 estrelas

Você manda muito bem na forma inovadora com que soluciona seus problemas! Talvez você nem saiba, mas pode ser visto como uma referência em inovação para os que te cercam e isso pode ser ainda mais explorado para colaborar com toda a empresa. Aquele clichê de pensar fora da caixa é colocado em prática por você na sua rotina e a criatividade é uma aliada sua quando algo deve ser criado ou revisto. Parabéns, pensamento inovador é um ponto forte do seu perfil empreendedor!

2 estrelas

Você tem seus momentos de conseguir inovar, o que já é muito bom, mas isso pode fazer mais parte de você e seu jeito de ser, pensar e agir! Você provavelmente vê grande importância na inovação e essa consciência é um ponto que pode ser propulsor do seu pensamento inovador daqui pra frente, use dela para ser mais atento ao seu cotidiano de como as coisas podem ser feitas de maneiras diferentes. Então, para encarar seus desafios pensando fora da caixa, entender como você pode potencializar sua criatividade é importante, então clica aí e da uma olhada nesse TED: O processo criativo em três palavras por Chico Neto.

1 estrela

Pensamento inovador ainda é uma importante lacuna do seu perfil empreendedor. Ver com facilidade no cotidiano formas diferentes de fazer o que sempre fizemos não é tão fácil e tomar consciência do quanto isso é importante pode ser um primeiro passo para você se atentar mais, dá uma olhada nesse TED aqui: A lagarta e a borboleta: da criatividade à inovação por Martha Gabriel. Tomando mais consciência você pode reparar mais em como tem encarado problemas na sua vivência empresarial, o quanto tem evoluído na forma de realizar suas atividades e aí se esforce constantemente para fazer a criatividade ser uma grande aliada sua, então dá uma olhada aqui também: O processo criativo em três palavras por Chico Neto.

2) Atitude

Ter atitude é botar pra fazer. Num contexto de variadas oportunidades ao nosso redor, ter atitude é saber aproveitá-las, se antecedendo a maioria e saindo na frente, se dedicando constantemente pela construção de resultados e tomando o controle sobre a construção do seu próprio caminho. Andando junto com isso, ter atitude também é persistir! Sabemos que o caminho de qualquer empreendedor não é fácil e manter a dedicação nesse contexto, mesmo com as dificuldades e falhas, também é atitude.

3 estrelas

Atitude é um ponto forte do seu perfil empreendedor! Você se dedica pelos objetivos da empresa e consegue em muitos casos se anteceder na resolução de problemas. A forma com que encara as oportunidades é um exemplo, pois você busca aproveitá-las ao máximo. A resiliência é uma aliada de sua jornada empreendedora.

2 estrelas

Você vem se dedicando no ambiente que está inserido e já aproveita algumas das oportunidades que te cercam. As falhas e dificuldades provavelmente ainda te desanimam na sua trajetória e para ganhar um impulso para persistir e ter iniciativa para fazer mais do que vem fazendo, dá uma olhada no que António Paraíso tem a dizer no TED O Poder da Proatividade. É hora de botar pra fazer para concluir mais objetivos no seu check list e a procrastinação não pode mais andar do teu lado, vem entender como tomar as rédeas no TED Dentro da mente de um mestre da procrastinação do Tim Urban.

1 estrela

A atitude pode estar mais presente na sua rotina e esse ainda é um importante gap do seu perfil empreendedor. Algumas palavras como resiliência, engajamento e dedicação podem guiar planos de ação daqui para frente e entender mais de como o trabalho na sua EJ pode se aliar com seus objetivos pessoais pode te ajudar a ter uma grande de motivação para isso, então dá uma olhada nessa história do Pedro Nascimento sobre o poder da educação e como podemos pensar diferente sobre nossa trajetória para o sucesso. Além disso, é hora de agir para fazer mais do que você vem fazendo e a procrastinação não pode mais te impedir, então da uma olhada no TED Dentro da mente de um mestre da procrastinação do Tim Urban para ver como começar já!

3) Visão para oportunidades

Dificuldades e problemas existem em diversos contextos, a diferença está mais na forma com que a gente encara eles. Nesse sentido, ter visão para oportunidades é encarar os impedimentos, os vendo como novas possibilidades de fazer mais e fazer diferente. Saber analisar o contexto dos fatos e entender a fundo a complexidade dos problemas torna-se muito importante aqui, conseguindo ver as partes e o todo, compreender os sistemas e ter mente aberta.

3 estrelas

Você compreende muito bem o contexto dos problemas que se depara e consegue mostrar boa criticidade na análise deles, conseguindo assim ver boas oportunidades de ação. Entender as relações de causa e consequência te ajuda em ser assertivo nas soluções que cria e com um bom toque de visão positiva e locus interno você consegue sair na frente quando o assunto é oportunidades.

2 estrelas

Você vem desenvolvendo cada vez mais sua visão crítica sobre os problemas e o contexto em que eles estão inseridos, o que é essencial para ver cada vez mais oportunidades onde a maioria vê um impedimento. Entender cada vez mais a complexidade dos problemas é um bom primeiro passo nesse sentido, então que tal refletir sobre como você faz torradas enquanto assiste o TED Tem um problema “cabeludo”? Primeiro me diga como você faz torradas do Tom Wujec.

1 estrela

Você ainda tem grandes dificuldades de análise de problemas e na forma com que você lida com eles. Um bom primeiro passo é se entender como um grande responsável pelos resultados que estão ao seu redor, para que assim você se torne mais atento a como melhorá-los, então nesse caso entender mais sobre Locus de Controle com o Ryoichi Penna nesse vídeo pode ser um começo para você ficar mais atento na sua forma de ver o mundo. Além disso, você precisa aprofundar e desenvolver mais a forma com que analisa a complexidade dos problemas, então vem dar uma olhada no TED Tem um problema “cabeludo”? Primeiro me diga como você faz torradas do Tom Wujec.

4) Inconformismo

Ter inconformismo é não aceitar as condições daquilo que você acredita que poderia ser melhor. Essa discordância aparece em forma de inquietude dentro de nós e ser inconformado no MEJ faz com que estejamos buscando desenvolver mais a nós mesmos e ao ambiente a nosso redor, lutando por melhores resultados independente do quão bom eles já sejam.

3 estrelas

Seu perfil empreendedor tem no inconformismo uma grande força. Onde muitos veem fatos que não podem ser mudados, você se incomoda e tem vontade de transformar. Não simplesmente aceitar passivamente um contexto que discorde é parte da sua essência e no MEJ isso se expressa em atitude para se desenvolver continuamente, em uma atenção especial para inovar no jeito de fazer as coisas e dedicação constante e focada em melhores resultados.

2 estrelas

O inconformismo já tem sido parte da sua forma de interpretar os fatos ao seu redor, tendo vontade de melhorar as coisas. O incômodo que alguns fatos te geram pode ser convertido ainda mais em ação do que já vem sendo e sua atenção deve ser redobrada em tornar o inconformismo algo constante em sua trajetória, visando desenvolvimento pessoal, impacto e resultados cada vez maiores. Questionar mais o motivo pelo qual as coisas fazem sentido pode ser uma oportunidade de ver que talvez nem todas façam e agir para fazer sempre mais é o caminho para você ser mais empreendedor. Que tal se inspiram com a história de quem foi do inconformismo ao empreendedorismo? Vem conhecer a história da Silvia Foster!

1 estrela

As coisas ao seu redor e seu nível de desenvolvimento pessoal não tem te gerado muito incômodo e isso está sendo um limitante do seu potencial empreendedor. Você tem se contentado com aspectos que poderiam estar sendo encarados de outra forma, gerando mais evolução para si e para o ambiente em que está inserido. Que tal ver a história de quem já mandou bem para abrir a cabeça de como lidar com a realidade atual? Vem conhecer a história da Silvia Foster no TED  Do inconformismo ao empreendedorismo e não se esqueça que, como diz Silvia, essa força interna todo mundo pode acessar!

Índice Formação Empreendedora5) Coragem

Em várias de nossas tomadas de decisões estamos sucintos a ter que assumir riscos e de fato ter ousadia de assumi-los não é do perfil do todo mundo. A propensão a gostar de fazer coisas desafiadoras está muito atrelado a coragem, que tem na auto-confiança um dos seus grandes pilares.

3 estrelas

Você tem uma confiança forte em si mesmo e na sua capacidade de realização, o que fortalece sua propensão a assumir grandes desafios.. No seu cotidiano empresarial, tomar decisões não é um problema para você e isso é feito até de forma confortável. Os riscos são para você parte natural da sua trajetória e você tem cada vez mais aprendido a lidar com eles. Parabéns, coragem é um ponto forte do seu perfil empreendedor!

2 estrelas

Você vem se desenvolvendo nos últimos tempos e isso tem o tornado mais confiante em si mesmo. Nesse processo de desenvolvimento, tomar grandes decisões ainda gera desconforto e grandes desafios podem te assustar. Para se sentir mais apto a tomar decisões, entender diferentes processos e ferramentas que podem te ajudar, elevando sua coragem! Da uma olhada o que a Ruth Chang diz sobre como fazer escolhas difíceis. Além disso, entender como você pode converter todo seu potencial em auto-confiança pode ser um ótimo primeiro passo e por isso que tal ver com David Keller como construir sua confiança criativa?

1 estrela

Sua auto-confiança pode estar muito abalada e isso tem atrapalhado você enxergar com clareza do que você é capaz. Como consequência, tomar decisões não tem sido um processo fácil e você pode estar hoje em uma fase de grande acomodação e estagnação. Desafiar-se é o caminho. Entender quais os pontos desenvolvimento em si mesmo necessitam de sua atenção e atuar sobre eles deve ser foco para que você passe a acreditar mais em si mesmo e em suas entregas, pois elas podem causar um resultado ainda maior do que você tem proporcionado até aqui. Que tal começar entendendo melhor como construir sua confiança criativa com David Keller?

6) Otimismo Transformador

Encarar o futuro com visão positiva é parte importante para concretizar um perfil empreendedor sólido. Não, a ideia aqui não é ignorar as dificuldades, mas é, mesmo com elas, acreditar no potencial de transformação, impacto e resultados que você e o grupo que você está inserido podem gerar. Nesse sentido, o otimismo transformador é uma maneira positiva de olhar para frente, é sonhar alto, acreditar que podemos mais e é se conectar com significativas transformações, para que elas façam seus esforços se voltarem a uma mesma causa.

3 estrelas

Você é bem conectado a visão de causar significativas transformações a partir de seus esforços e dos resultados dos projetos com que se envolve. Essas transformações podem ter um impacto social, contribuindo para uma sociedade melhor; mas podem também ser sinônimo de grande ruptura de resultados para aquilo que se dedica. Independente de com qual dessas duas possibilidades você mais se identifique, é certo que você acredita que as coisas podem ser melhores independente do quão difícil isso seja. Acreditar que sonhos são possíveis é parte de você e isso te abre portas para participar de grandes transformações. O otimismo transformador é parte do seu perfil empreendedor!

2 estrelas

Você vem conectando mais seus esforços de agora com visões transformadoras de futuro. Em meio a dificuldades, entender que os sonhos podem nos mover pode ser uma peça chave, então vem ouvir o que Felipe Rima aprendeu vivendo o tráfico de drogas de perto e sobre o poder dos sonhos. Além disso, ao pensar no futuro, você vem tendo mais clareza de quais as transformações que você acredita, sendo elas relacionadas a um impacto social ou simplesmente sendo atreladas a uma grande evolução de resultados para os projetos que se envolve. A questão é, em qual ruptura você acredita? Por que sonhos e transformações você se dedica? Vem refletir sobre o que você faria se soubesse que não fosse falhar no TED Construindo caminhos com propósito da Taly Szwarcfiter.

1 estrela

Você tem dificuldades em olhar pro futuro e acreditar que as coisas podem de fato ser melhores. As dificuldades tem se sobressaído e como consequência você pode estar vendo as coisas ao seu redor de forma desfavorável e desacreditada. Retomar a crença de que você pode mais, nós podemos mais é essencial para você desenvolver seu otimismo transformador e por isso que tal dar uma olhada em como o Pedro Pimenta encarou as dificuldades em sua trajetória e por que enxergar os limites é diferente de aceitá-los? Além disso, você precisa se conhecer mais e entender melhor das oportunidades que estão ao seu redor para ser possível seguir construindo caminhos com propósito, como explica Taly Szwarcfiter. O que também pode te ajudar é entender o impacto que o MEJ causa, para ser possível fortalecer a conexão de seus objetivos pessoais com ele. Você conhece o Planejamento Estratégico da Rede?

7) Resultados

Um empreendedor entrega resultados por onde passa. A capacidade de realização é essencial nessa análise para que todos os demais fatores não sejam em vão, garantindo que existe a conversão de todo a pensamento inovador, inconformismo, atitude, enfim, todo o perfil empreendedor, em resultados, impacto e legado.

3 estrelas

Você conseguiu gerar resultados significativos até aqui! Tem se desenvolvido muito com sua trajetória e mostrado que é comprometido e capaz de impactar positivamente onde se dedicar. Se preocupa em fazer o que gera valor e seu futuro te guarda ainda mais bons resultados. Parabéns, você tem conseguido convergir sua energia e dedicação em deixar um legado por onde passa.

2 estrelas

Você vem se dedicando e gerando bons resultados por onde passa, por mais que as vezes seja difícil vê-los. Seu futuro é promissor e entender quais pontos geram mais resultados e, portanto, exigem maior foco dos seus esforços pode ser um caminho para que você potencialize o impacto que ainda pode gerar e construa no hoje o legado que verá com clareza no futuro. Além disso, entender os propósitos por trás dos resultados a serem gerados pode te ajudar a manter maior foco em neles e pensando no contexto do MEJ que tal ver uma pouco mais do Planejamento Estratégico da Rede? Mas não podemos deixar de lado uma importante reflexão na hora de pensar o que é necessário para ter sucesso: temos tido a dedicação que os resultados que queremos atingir exigem?

1 estrela

Você tem tido dificuldade em gerar bons resultados e ver o impacto que você já causou. Entender as causas disso sem dúvidas é primordial para virar a página e impactar mais onde passar daqui pra frente, a sua persistência ainda te dará grandes retornos. Mas o que é muito bom é que a gente tá só começando, não é mesmo? Ainda temos muitas oportunidades de gerar resultado pela frente. E que tal começar já? Não podemos deixar de lado uma importante reflexão na hora de pensar o que é necessário para ter sucesso: temos tido a dedicação que os resultados que queremos atingir exigem? “Para ser gigante, ser inteiro”, diz a mensagem carregada pela FEJEMG por todo esse ano. Esse é um convite, para ser gigante, que tal ser inteiro?

8) Liderança

Liderança complementa por fim o perfil estudado e é ela que faz com que as pessoas ao seu redor vejam em você um exemplo de postura empreendedora e se conectem junto a ti para serem empreendedores em prol de um mesmo objetivo. Atuar de forma colaborativa no ambiente em que está inserido, inspirar pessoas e ser capaz de alinhar estrategicamente um grupo são pontos importantes no perfil empreendedor. Além disso, liderar também é promover transformações, liderando não necessariamente pessoas diretamente, mas liderando mudanças.

3 estrelas

Você tem sido peça chave da transformação de mudanças, sendo referência para pessoas ao seu redor quando o assunto é empreendedorismo. Pelo exemplo e postura colaborativa, as pessoas podem se engajar junto a você para atingir grandes resultados. Continue convertendo seu perfil empreendedor em inspiração para quem te cerca e garantindo bons resultados por onde você passa. Que tal em mais uma atitude de líder, engajar o restante da sua EJ em passar por todo o processo de autoconhecimento que você passou lendo até aqui? Compartilhe o formulário com sua EJ!

2 estrelas

Você tem se desenvolvido como uma liderança! Ao atuar de forma colaborativa, as pessoas tem visto em você cada vez mais alguém com quem elas podem contar. Fortalecendo todos os demais pilares do perfil empreendedor, você vai se tornando cada vez mais uma peça chave na motivação e engajamento de quem te certa, sendo capaz de liderar mudanças. Que tal fortalecer isso tudo em mais uma atitude de liderança e fazer com que seus colegas de trabalho também tenham boas reflexões com nossa pesquisa? Compartilhe o formulário com sua EJ!

1 estrela

Liderar não é fácil, não é mesmo? Tornar-se cada vez um líder melhor requer muito desenvolvimento pessoal e desejamos que o MEJ ainda te ajude muito a conquistar esse crescimento. Atuar de forma mais colaborativa pode ser uma postura que comece a dar resultados para sua liderança com as pessoas e desenvolver todo seu perfil empreendedor é o caminho para você liderar mudanças. Que tal começar envolvendo seus colegas de trabalho nessa busca por melhores empreendedores? Compartilhe o formulário com sua EJ!

Mateus Sales (em nome de todo o Time FEJEMG que auxiliou nesse processo).

Diretor Vice-Presidente da FEJEMG

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *