Como ser mais eficiente e muito mais produtivo

Todos nós temos 24 horas todos os dias para poder completar as nossas tarefas. Mas as vezes não conseguimos nem começá-las pois aparecem outras coisas a se fazer e acabamos postergando. Pessoas com o sucesso reconhecido hoje normalmente se desligam das obrigações em horários não muito tarde noite, aproveitando melhor o dia seguinte. Nesse texto vamos descobrir a importância de ter o seu dia planejado, saber onde colocar sua energia para tornar o seu dia maior e mais produtivo.

Planejamento do dia

Nos últimos tempos, principalmente neste intenso período tecnológico de grande correria das nossas cidades, tem dado, definitivamente, às nossas vidas um time diferenciado, digamos, um pouco mais enlouquecedor. A escassez de tempo nos faz perceber tudo de forma cada vez mais dispersa e nos atenta ao que é extremamente necessário, não é mesmo? E como você está dividindo estas horas preciosas do seu dia? Planejar o momento é algo fundamental para ser produtivo, não somente o dia, mas como planejar todos os seus objetivos para o futuro. Planejar horários é sinónimo de controle do que se pode acontecer, garantindo tempo para precauções de possíveis imprevistos. como aula ou reuniões canceladas, algum atraso, etc.

O autoconhecimento da sua performance, ou seja, o termômetro da energia, é algo fundamental para conseguir adequar à rotina e, assim, ter uma melhor produtividade.

Segundo pesquisadores da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, as pessoas que acordam mais cedo são mais felizes e mais saudáveis, consequentemente são mais produtivas. Algumas pessoas de sucesso acordam antes disso e já começam o seu dia com a energia à 100%, e quando está perto do horário do almoço já foi feita várias coisas e estão dispostas pois o dia rende muito mais. O livro “O Milagre da Manhã” aborda que, quando acordamos temos de tornar nossas manhãs mais significativas, pois aquilo que fazemos durante a manhã determina o nosso ânimo para o resto do dia.

O poder da manhã

Sabe o que Tim Cook, CEO da Apple, Indra Nooyi, a CEO da Pepsico, e Jeff Bezos, fundador da Amazon possuem em comum? Todos eles madrugam e dormem relativamente cedo, curioso, não? Com isso sabemos realmente que acordar cedo tem um grande poder em nossas vidas. E nós, como empresários juniores, dividimos nosso tempo entre muitas atividades, faculdade, EJ e família, por exemplo, então para sermos de fato produtivos, é necessário termos o dia organizado ,  da manhã até a noite. Essas dicas não funcionam apenas para o meio empreendedor, mas sim para a vida como um todo.

Para existir um bom planejamento do dia, é necessário que inicio no dia anterior. Algumas dicas para um bom planejamento:

1– Escreva todas as suas atividades;

2– Separe seu dia por hora;

3– Coloque números de 1 a 5 de prioridades nas suas atividades;

4– Separe as atividades de maior prioridade por horário;

5– Durante os horários sem atividade de prioridade, coloque as atividades com menor prioridade de forma decrescente;

6– Ás vezes saímos fazendo um pouquinho de tudo, sem muito pensar nas prioridades. Então  a dica é terminar uma tarefa e depois passar para a próxima de mesma prioridade ou menor, assim você conseguirá completar todos os seus afazeres do dia.

7– Lembre-se de separar um momento para descanso, pois, assim como planejar as prioridades, é necessário que haja algum tipo de repouso, para que consiga ser eficiente.

Após seguir todos os passos acima o seu dia  estará todo planejado suas . Caso não goste dessa maneira de planejamento, você também pode colocar metas para o dia.

A técnica pomodoro

Algumas pessoas têm dificuldades em conseguir reservar um tempo para estudar ou para os próprios trabalhos. Criada por Francesco Cirillo no final dos anos 1980 na Itália, utilizando um cronômetro em forma de tomate, por isso o nome pomodoro. A técnica pomodoro consiste em vários ciclos de alguns minutos com intervalo de poucos minutos.  Como por exemplo: Eu vou estudar uma matéria mas tenho dificuldade em focar, o que eu faço? Coloco o relógio para despertar depois de 25 minutos, onde nesse tempo eu fico apenas com o objetivo de estudar a determinada matéria, depois que acabar o tempo eu descanso 5 minutos e depois volto para o ciclo de 25 minutos.

Esse método pode ser aplicado não apenas para uma pessoa mas também para uma equipe, onde todos possuem um mesmo objetivo. Existem um aplicativo de celular que automatiza esse sistema, chama Focus Keeper, onde você pode colocar quanto tempo você quer focar, quantos ciclos você quer fazer, e um objetivo total do dia. Esse aplicativo também gerencia o seu tempo de repouso para o próximo ciclo. Por exemplo, quero foca 25 minutos, e vou fazer 4 ciclos de 25 minutos por vez. E no final do dia quero ter feito 12 ciclos.

Após esse pequeno apoio, espero que todos nós conseguimos aplicar esse conhecimento em nosso dia a dia. Vamos acordar de manhã, fazer exercícios físicos e aplicar a técnica pomodoro quando tivermos que trabalhar. Tenho a certeza que quando isso virar uma rotina iremos ser muito mais produtivos e faremos muitos melhores projetos. Cuidar de nós é o maior investimento profissional que podemos fazer.

Hugo Henrique Rodrigues

Coordenador de Conteúdo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *